domingo, 21 de novembro de 2010

FOLCLORE BRASILEIRO


O Brasil é um país cuja principal marca cultural é a mistura. Desde o começo de sua história, o país foi marcado pela presença de diferentes povos e culturas, fazendo com que sua formação tivesse grande diversidade e mistura. Aqui viviam povos indígenas, em tribos, com uma cultura guerreira, muito ligada à natureza; em 1500 chegaram os colonizadores portugueses, que trouxeram para cá a cultura européia, com uma forte influência moura. O uso do negro africano como escravo na colônia, trouxe ainda novas crenças, falas e costumes, que as poucos foram se misturando e integrando a cultura local. 
 A origem do nome folclore apareceu através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms (1803-1885) pesquisador da cultura européia. No Brasil o Folclore é comemorado no dia 22 de agosto, devido ao Decreto Federal de 1965 que instituiu a comemoração da data.
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituido pelos costumes, lendas, tradiçoes e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. A partir do folclore podemos conhecer melhor a cultura e as tradições de determinada região. 
O folclore é composto por: 
-Mitos  
-Lendas  
-Surpertições  
-Comidas   
-Danças  
-Cantigas...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário